Covid-19: apresenta tendência de alta por óbitos há 15 dias

Covid-19: apresenta tendência de alta por óbitos há 15 dias

 

O Brasil registrou, nesta terça, 24 mortes por Covid-19, elevando para 688.770 o total de vidas perdidas no país para o coronavírus. Já a média móvel foi de 33 óbitos por dia. O número registrado é 32% menor que cálculo de duas semanas atrás, o que demonstra tendência de queda. A média de casos, contudo, tem apresentado ritmo de alta pelo quinto dia consecutivo, com indicadores 61% do que 15 dias atrás.

segundo o ministério, 6 Estados (MA, MG, MT, RJ, RR e TO) e o Distrito Federal não atualizaram nenhum dos dados diários da covid-19 neste sábado. Mato Grosso do Sul também não informou o número de mortes.

Considera-se que há tendência de alta quando a variação da curva na comparação com 14 dias antes é superior a 15%. O movimento é de queda quando a diferença é inferior a -15%. Há estabilidade quando a oscilação fica na faixa de 15% a -15%. A média móvel de casos indica 41.724 registros por dia. Esse é o maior patamar desde 15 de março deste ano.

O Brasil registra 3.132 mortes por milhão de habitantes. São 11 Estados e o Distrito Federal com mais de 3.000 mortes por milhão. A pior situação é a do Rio de Janeiro, com 4.230 vítimas por milhão. As taxas consideram o número de mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde e a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o ano de 2021 em cada unidade da Federação.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Vacinação

Com o avanço da vacinação, diversos estados vêm deixando de divulgar dados sobre a aplicação de vacinas nos finais de semana e feriados, tornando os dados imprecisos. Por esse motivo, o consórcio de veículos de imprensa passa a divulgar, nestes dias, apenas casos e mortes provocados pela Covid-19. Os números represados virão nos dias seguintes, geralmente, segundas e terças-feiras.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *