Como El Niño pode afetar Brasil em 2023

Como El Niño pode afetar Brasil em 2023; O El Niño e La Niña são fenômenos atmosféricos que provocam mudanças

Como El Niño pode afetar Brasil em 2023

Como El Niño pode afetar Brasil em 2023
  • ; O El Niño e La Niña são fenômenos atmosféricos que provocam mudanças significativas nas temperaturas e nas precipitações em nível global.
  • Ele está relacionado ao aquecimento das águas do oceano Pacífico em sua porção equatorial.
  • O La Niña ocorre quando há o resfriamento das águas da porção equatorial do oceano Pacífico. Como El Niño pode afetar
  • A principal diferença entre os fenômenos é o tipo da mudança da temperatura provocada por esses fenômenos atmosféricos no oceano Pacífico.
  • Eles em razão das suas características distintas, provocam efeitos contrários nas diversas regiões brasileiras.

O que são El Niño e La Niña?

Eles são fenômenos atmosféricos caracterizados especialmente pela mudança da temperatura encontrada no oceano Pacífico, mais precisamente na sua porção equatorial, o que gera alterações globais em termos climáticos, especialmente em indicadores como temperatura e precipitação.

No caso específico, esse fenômeno atmosférico acontece em razão do aquecimento das águas do oceano Pacífico em sua porção equatorial. Esses fenômenos ocorrem de forma cíclica, geralmente no início do mês de dezembro, modificando os níveis de temperatura e precipitação em nível global.

Já em relação ao La Niña, esse fenômeno atmosférico é caracterizado pelo resfriamento das águas da porção equatorial do oceano Pacífico. Assim, ele gera características climáticas contrárias às do El Niño. A ocorrência desse fenômeno acontece de forma cíclica e impacta os índices de temperatura e precipitação globais.

A principal diferença entre o El Niño e o La Niña é a mudança da temperatura provocada por esses fenômenos atmosféricos no oceano Pacífico. No caso específico dele, ocorre o aumento da temperatura das águas da porção equatorial desse oceano. Já no caso, acontece a diminuição da temperatura dessa mesma região oceânica equatorial.

o aumento da temperatura das águas da porção equatorial desse oceano. Já no caso, acontece a diminuição da temperatura dessa mesma região oceânica equatorial.

 

AliançA FM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *