Aumenta o número de pacientes com Covid-19 que chegam ao hospital já com quadro grave de insuficiência respiratória
Uma das explicações, segundo alerta da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), é o medo da hospitalização e de tratamentos evasivos, como a entubação.
O médico infectologista e professor da USP, Roberto Focaccia, aponta outra hipótese para esse aumento. Segundo ele, as variantes do Coronavírus podem está causando uma evolução mais rápida do inicio do sintomas até um quadro mais grave.
O alerta sobre a auto medicação também é reforçada pela AMIB, que observou o crescimento de pacientes usando oxímetros e concentradores de oxigênio em casa.
Doutor Focaccia, explica que apenas médicos tem condições de utilizar as técnicas terapêuticas para tratamentos de pacientes com sinais de insuficiência respiratória, em decorrência da Covid-19.
A AMIB, também esclarece que pacientes com casos graves e moderados de Covid-19 necessitam de internação, justamente para evitar a piora clínica. No hospital, eles são monitorados 24 horas por dia quanto a necessidade de suporte respiratório e exames laboratoriais frequentes, por isso a importância de procurar assistência médica aos primeiros sintomas da doença, que são semelhantes aos de uma gripe, e principalmente diante de qualquer desconforto respiratório.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Ana Paula Costa