Esta quinta-feira (07) foi marcada por uma grande expectativa da oficialização do pedido de registro emergencial para uso de uma vacina contra a Covid-19 no Brasil
Tanto a CoronaVac, produzida pela chinesa SinoVac em parceria com o Butantan, quanto a vacina de Oxford, produzida pela AstraZeneca em parceria com a Fiocruz, estão no último estágio antes do envio de solicitação à agência nacional de vigilância sanitária.
Os representantes das duas fabricantes tiveram reuniões virtuais com técnicos da Anvisa ao longo do dia. O Butantan, inclusive teve um encontro pela manhã e outro no inicio da noite, o que aumentou a expectativa para oficialização do uso emergencial do imunizante.
No entanto nenhum instituto ligado ao governo de São Paulo ou a Fiocruz, ligado ao governo federal, realizaram o pedido à Anvisa até as 19 horas da noite desta quinta-feira.
De acordo com a agência os dois institutos apresentaram novos detalhes. Segundo a Anvisa, a agência fará avaliação após a submissão formal do processo com as informações globais de eficácia e segurança da vacina.
A expectativa é que o Butantan ou a Fiocruz peçam registro ainda nesta sexta-feira.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Hiury Wdson