O nível do Guaíba é de 3,17 metros, o maior desde a enchente de Porto Alegre em 1941

O nível do Guaíba é de 3,17 metros, o maior desde a enchente de Porto Alegre em 1941

O nível do Guaíba é de 3,17 metros, o maior desde a enchente de Porto Alegre em 1941


PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼

A prefeitura de Porto Alegre fechou comportas de um sistema de proteção contra enchentes. Mas a água invadiu algumas partes da Orla do Guaíba.

O nível do Guaíba em Porto Alegre atingiu 3,17 metros por volta do meio-dia desta quarta-feira (27), de acordo com a Defesa Civil da cidade. Este é o nível mais alto desde 1941, quando uma enchente histórica em Porto Alegre levou a 4,75 metros de água. A cota de inundação do Guaíba é de 3 metros na região do cais.

O nível subiu mais um pouco durante a tarde e atingiu o pico de 3,18 metros. No final da tarde, a margem havia diminuído para 3,14.

Durante a tarde, o nível subiu mais um pouco e atingiu um ponto máximo de 3,18 metros. A margem havia diminuído para 3,14 no final da tarde.

A água invadiu algumas partes da Orla do Guaíba. Entre eles estão locais para passear e áreas reservadas para exercícios. Além da chuva, um novo ciclone extratropical está passando pela costa do RS.

Na segunda (25), a prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas do sistema de proteção contra enchentes. O sistema inclui 14 comportas, 23 casas de bombas e 24 quilômetros de diques internos e externos. Mas por volta do meio-dia desta quarta, a água começou a vazar, apesar das comportas. Os funcionários da prefeitura tiveram que colocar sacos de areia no local para evitar que a água passasse.

Após a enchente de 1941, o sistema de comportas foi concebido. A intenção era evitar uma situação traumática como aquela do ano anterior. Antes de 2023, as comportas foram acionadas pela última vez em 2015, quando o nível do lago chegou a 2,94 metros.

O ciclone extratropical que se formou sobre o RS está se afastando em direção ao alto-mar nesta quarta, mas ainda está afetando o tempo no sul do país. Apesar da possibilidade de queda de granizo, o estado deve experimentar fortes rajadas de vento nesta quarta, principalmente na Região Metropolitana e no Litoral. No entanto, o volume de chuva previsto diminuirá drasticamente.

Guaíba transbordou

Por volta das 11h30, o nível da água estava 3,17 metros acima da cota de inundação, de acordo com a Defesa Civil. Um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, o Cais Mauá, foi atingido pela água.

A Defesa Civil do RS emitiu uma notificação. A organização afirma que o nível de inundação do Guaíba deve atingir “nas próximas horas”. O comunicado foi emitido por volta das 7h desta quarta-feira e tem validade de vinte e quatro horas.

Os campos de treinamento do time foram parte do Centro de Treinamento do Parque Gigante do Internacional.

Até as 9h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou dez pontos de bloqueio por acúmulo de água em Porto Alegre.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *