Economia: CNDL/SPC Brasil apontam que Dia dos Pais será melhor neste ano

Economia: CNDL/SPC Brasil apontam que Dia dos Pais será melhor neste ano O Dia dos Pais deve movimentar R$ 26,94 bilhões no comércio.

Economia: CNDL/SPC Brasil apontam que Dia dos Pais será melhor neste ano O Dia dos Pais deve movimentar R$ 26,94 bilhões no comércio.


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Economia: CNDL/SPC Brasil apontam que Dia dos Pais será melhor neste ano
O Dia dos Pais deve movimentar R$ 26,94 bilhões no comércio. É o que aponta levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. A pesquisa nacional aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 244 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,7 presente.

Em Blumenau, para promover as vendas das empresas associadas, a CDL está realizando a campanha “Meu pai, meu espelho, minha maior inspiração!”. A promoção sorteará R$ 20 mil, sendo 10 vales-compras de R$ 1.000 e 20 vales-compras de R$ 500. A promoção ocorre de 17 de julho a 15 de agosto de 2023 e o sorteio será no dia 16 de agosto.

Conforme a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,5 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto, um aumento numérico de 8,7 milhões na estimativa deste ano, quando comparado ao ano passado.

“A primeira data comemorativa do segundo semestre funciona como um termômetro para o setor que acompanha as tendências de compra dos consumidores para as festas de final de ano. A pesquisa traz ânimo para o setor, uma vez que aponta que os consumidores deverão gastar mais este ano”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

A pesquisa aponta ainda um crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023. De acordo com os entrevistados, 36% pretendem gastar mais que em 2022 (com destaque entre os homens), 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos (queda de 9 pontos percentuais frente a 2022, sobretudo as mulheres e classes C/D/E).

Entre aqueles que pretendem gastar mais, 41% desejam comprar presentes melhores, 40% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 28% querem comprar mais presentes. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 34% querem economizar, 19% estão com o orçamento apertado, 12% citam as incertezas do cenário econômico e 12% vão dividir o valor do presente com outra pessoa.

Vestuário lidera o ranking de presentes

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

Pagamento

A grande maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (30%) e no dinheiro (24%). Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (33%). Em média, serão feitas 4,2 prestações, com crescimento de 0,5 frente a 2022.

O levantamento aponta ainda que 83% pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 13% vão dividir, sendo com irmãos/irmãs (36%), com o cônjuge (25%) e com outros familiares (21%). Entre estes, 31% pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s) para dar um presente melhor/mais caro, 28% querem reduzir os gastos e 22% porque os preços estão muito altos.

Lojas físicas serão os principais locais de compras

A maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). Mas 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%). Economia: CNDL/SPC Economia: CNDL/SPC

Entre aqueles que farão as compras em sites e lojas online, 54% utilizarão os sites de varejistas nacionais, 52% de varejistas internacionais, 33% em marketplaces e 31% sites de lojas de departamento.

Quando se trata dos fatores que influenciam no local de compra: 50% destacam o preço, 39% as promoções e descontos, 39% a qualidade dos produtos e 33% o frete grátis.

O principal local de comemoração da data será na própria casa (34%), seguido pela casa do pai (33%) e 10% pretendem almoçar fora. ( Com Informações CDL)

 

AliançA FM

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