A maior circulação de pessoas nesse período que antecede o Natal vem provocando aumento de infecções por covid-19. Segundo dados desta segunda feira do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Brasil está com a média móvel de mortes por convite em alta nos últimos sete dias, com 147 óbitos que pelo menos 7 estados indicam tendência de alta na média de mortes, entre eles Alagoas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O boletim Info Gripe da Fiocruz segue apontando para um aumento de casos da doença.
O pesquisador Leonardo Bastos observa que a maioria dos estados apresenta crescimento moderado de internações por síndrome respiratória aguda e grave associadas à covid-19. Especialmente em pessoas com mais de 60 anos de idade.
“21 das 27 unidades da Federação estão apresentando tendência de crescimento. Boa parte do país está aumentando as hospitalizações. Quando se olha para as capitais, a gente tem 17 das capitais estão aumentando. O Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa estão mostrando uma queda nesse momento nas hospitalizações. Então a gente continua recomendando o uso de máscara em transporte público, ambientes fechados, ambientes mal ventilados.”
A média móvel diária de infecção por convite passou de 43.000 casos nos últimos sete dias é o maior índice desde o final de julho. O pesquisador da Fiocruz alerta que, nesse período, observa se essa tendência de aumento de casos e de internações.
“Agora que a gente está chegando no fim do ano, que é um período de muitas festas, então a gente tem aglomerações de pessoas sem uso de máscara, muita mobilidade de pessoas entre cidades e estados. Então isso faz com que os casos de covid-19 continuem se mantendo. A gente continua mantendo ou até subindo alguns casos em alguns lugares. Então isso implica em um atraso na queda das hospitalizações. E o momento atual que a gente está vendo é um momento de crescimento em boa parte do país.”
O Brasil registrou o total de 692.042 mortes por convite nesta segunda feira. Nas últimas 24 horas, foram 158 mortes pela doença. (Com informações Agência, Rádio Web Produção e reportagem Sandra Fontela.)
AliançA FM