A quantidade de contágios por covid-19 da atual semana no Brasil aumentou 42% em comparação com a semana anterior isso acontece mesmo que a semana atual ainda não tenha sido finalizada a contagem do Conselho Nacional de Secretários de Saúde o CONASS começa nos domingos e acaba nos sábados posteriores, na atual semana houve mais de 87000 casos de pessoas que contraíram o vírus, na anterior foram um pouco mais de 71.000 a quantidade de mortes em decorrência desta doença, não teve diferença significativa na comparação entre as duas semanas o médico infectologista Kleber Luz professor de infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, explica a importância da vacinação no atual cenário.
A medida que o vírus gera essas variantes né, esses filhotes vamos dizer assim, têm uma menor capacidade de produzir doença grave, em especial porque as pessoas foram vacinadas não é que o vírus ficou bonzinho ele não virou amigo mais ele perdeu sua grande capacidade de produzir doença grave exatamente porque as pessoas estão com 3, 4 e até mesmo 5 doses da vacina e a vacina despeito de não impedir 100% o adoecer ela impede o progredir para doença grave, porque o pior é do irmão do zé morrer o segundo é não adoecer se adoece e não morre já esta tecnicamente um dado bom né, ninguém quer adoecer, adoecer é ruim, mais adoecer e não morrer não deixa de ser melhor do que adoecer e morrer.
Luz destaca também ainda que pode ser que a partir de um aumento de infecções nas próximas semanas, possa vir a ampliação da mortalidade.
E outra Regra geral das doenças infecciosas é se tem muita doença certamente vai aumentar o número de mortes, isso independe de qualquer outra coisa se você imaginar que tem vários assaltos numa cidade uma hora o assaltante pode matar a vítima. Então se tem muito caso de COVID vai ter aumento de mortes certamente o que não tem como sabermos é a magnitude de evento.
A quantidade semanal atual de contágios por covid-19 que é de 87.000 é a maior registrada desde o final de agosto ao início de setembro deste ano sobre o número de óbitos na atual semana houve 253 na semana anterior foram registrados 312, desde o final de agosto a quantidade semanal de mortes por covid-19 no Brasil. está abaixo de 1.000. Agência radioweb produção de reportagem e Diego Brião.
AliançA FM