Política de covid zero gera dúvidas sobre economia chinesa

Política de covid zero gera dúvidas sobre economia chinesa

 

A relação entre a China e a Covid parece estar longe de acabar. Precipitadamente, o governo chinês proclamou vitória contra a doença em meados de 2021, enquanto outros países ainda travavam suas trágicas batalhas. Hoje, o mundo parece mais próximo da normalidade, com restrições sendo retiradas e a vida como conhecemos até 2019, voltando aos poucos.

Na China, por outro lado, a situação anda complexa. Após dois meses de lockdown, Xangai finalmente teve medidas de restrições sanitárias retiradas e a vida começa a voltar ao normal na maior cidade chinesa. Isso não trouxe tranquilidade. A possibilidade de um lockdown em Pequim ainda segue viva, com focos de contaminação em dois importantes bairros da capital chinesa.

Se Xangai está sendo tratada como uma vitória do Partido Comunista Chinês (PCC) contra o vírus, os impactos do lockdown representam o mais duro golpe tomado pela China no ano de 2022. As vendas de varejo caíram 11% em relação ao ano anterior e a atividade industrial sofreu um baque.

O lockdown de Xangai desencadeou uma série de acusações e constrangimentos dentro do PCC, fazendo com que Xi Jinping exerça ainda mais sua autoridade em relação aos representantes locais do partido.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *