Pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, o Kremlin afirmou nesta última quarta-feira (1º) que não descarta um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o encontro bilateral é possível, embora tenha que ser planejado com antecedência.
Peskov, no entanto, afirmou que o diálogo entre os dois países, que vinha sendo realizado por negociadores de ambos os lados, estão paradas “há muito tempo”, e não há previsão para que sejam retomadas. O Kremlin acusa Kiev de ter interrompido o diálogo.
Na semana passada, Zelensky disse que um diálogo entre os dois líderes será necessário para colocar fim à guerra em seu país. Ele deu a entender que buscará um encontro com Putin mas não confirmou quando a reunião acontecerá.
“O que queremos com essa reunião? Queremos nossa vida de volta, queremos recuperar a vida de um país soberano dentro de seu próprio território”, acrescentou.
Zelensky disse que deseja uma reunião com o presidente russo para estabelecer um acordo entre os países, entretanto disse que Putin ainda não parece “estar pronto para a paz”.
AlinaçA FM