O ano letivo inicia em diversos estados nesta segunda-feira (07). E a Covid-19 é a principal preocupação de escolas e pais nessa retomada. Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Roraima e Santa Catarina, estão entre os que voltam ao esquema presencial. Em São Paulo, a rede estadual retornou na semana passada, mas a Capital Paulista teve a volta da rede municipal nesta segunda.
Nos estados em que o calendário está mantido com atividades nas escolas, são adotados protocolos como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, medição da temperatura dos estudantes e trabalhadores e distanciamento mínimo entre carteiras.
A vacinação dos alunos é trabalhada na maioria da vezes como recomendação. Alguns estados, como São Paulo, Ceará, Amapá e Paraíba, vão exigir comprovação de conclusão do ciclo vacinal para a frequência às aulas.
Os critérios para exigência de comprovante de vacinação contra covid-19 variam, o que inclui distintas faixas etárias, prazos (imediatos ou com tempo para regularização) e diferentes tipos de consequências (algumas são recomendações, enquanto outras não impedem a participação nas aulas).
AliançA FM