O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lançou na última quinta-feira (05), uma “vaquinha” para arrecadar fundos para reconstruir o país, que há três meses sofre com os ataques russos e já deixou várias cidades destruídas, como Mariupol. Denominada United24, a campanha vai cobrir “as necessidades da Ucrânia em três direções: Defesa e Desminagem, Ajuda Humanitária e Médica, Reconstruir a Ucrânia”.
As doações são arrecadadas online por meio de um site de angariação de fundos, em que é possível escolher qual segmento você deseja ajudar. Segundo Zelensky, em breve, “outros projetos e programas serão adicionados” e a quantia também servirá para “vencer a guerra”. “Apenas juntos temos o potencial de parar a guerra e reconstruir o que a Rússia destruiu”, declarou.
Hora depois da divulgação da plataforma (u24.gov.ua) para realizar doações para a Ucrânia, a Polônia arrecadou, durante uma conferência em Varsóvia, mais de 6 bilhões de euros (US$ 6,3 bilhões), anunciou o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawieck.
“Nesta conferência, conseguimos arrecadar mais de 6 bilhões de euros, e este dinheiro será dividido para apoiar a Ucrânia e todos os que apoiam o país”, disse Morawieck em uma coletiva de imprensa ao lado da premiê sueca, Magdalena Andersson.
“Vocês não estão sozinhos. Estamos com vocês”, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
“Ajudaremos a reconstruir seu país e sua economia, suas casas, suas escolas, seus hospitais, suas empresas, para um futuro próspero em uma Ucrânia segura. Não se trata de uma visão teórica a longo prazo. A reconstrução começa hoje”, acrescentou Michel.
AliançA FM