Viagem de Bolsonaro à Rússia traz preocupação para a economia

Viagem de Bolsonaro à Rússia traz preocupação para a economia

Em meio à autoafirmação de macheza do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao ameaçar diuturnamente a Ucrânia de invasão, o presidente Jair Bolsonaro deve enfiar o Brasil em um conflito diplomático muito maior do que o país merece. Historicamente admirado por sua diplomacia e pelas boas relações comerciais mantidas com todo o mundo, o Itamaraty está agora, sob o governo de Jair Bolsonaro, à beira de se engendrar em um jogo de xadrez que não lhe diz respeito, e com muito a perder.

A viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia tem preocupado especialistas. Um dos temores é de que a economia seja afetada negativamente. A preocupação surge diante da ameaça da Rússia de invadir a Ucrânia e o risco do presidente Bolsonaro deixar escapar apoio a essa decisão.

“Fui convidado pelo presidente Putin. O Brasil depende de fertilizantes da Rússia e da Bielorrúsia. Levaremos um grupo de ministros também para tratarmos de outros assuntos que interessam ao nosso País, energia, defesa e agricultura”, afirmou o presidente em transmissão ao vivo nas redes sociais, após conceder entrevista ao ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PROS), na Rádio Tupi.

Bolsonaro deve embarcar para Moscou às 19 horas da segunda-feira e chegar ao destino apenas na noite de terça-feira. Na quarta-feira, 16, se reúne com Putin e empresários locais em meio à preocupação do agronegócio brasileiro sobre a política protecionista russa em torno de fertilizantes essenciais para as lavouras.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *