Veja quem são os paraenses que conseguiram deixar Israel em meio a guerra
Veja quem são os paraenses que conseguiram deixar Israel em meio a guerra
O grupo de 10 paraenses que estava em uma excursão religiosa em Israel e que tiveram os voos de volta cancelados no último domingo, 8, após o grupo extremista Hamas lançar um ataque surpresa no país, já estão em solo brasileiro. Segundo Eliene Lima, uma das paraenses que fazia parte da caravana, o grupo chegou na madrugada desta quarta-feira, 11 ao Brasil.
Os 10 paraenses são do município de Parauapebas, sudeste do estado. Veja quem são: Wilton Coutinho, Marquivane Coutinho, João Batista Borges, Elizângela Borges, Nilo Lima, Mônica Lima, Elisângela Fernandes, Ilane Ribeiro, Eliene Lima e Gracielma Dias.
Ainda na tarde de hoje, 11, o grupo de paraenses deve desembarcar em Marabá, também no sudeste paraense. O avião com os paraenses decolou do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte por volta das 10h25 de hoje e deve chegar no início da tarde em solo paraense.
A aeronave da FAB que trazia os paraenses junto com um grupo de brasileiros, decolou de Israel às 14h12 do aeroporto internacional de Tel Avive, no horário de Brasília e chegou ao Brasil por volta das 4h da manhã, no Rio de Janeiro. O avião fez um voo direto, sem escalas e segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30 está com a tripulação de 211 passageiros brasileiros. Entre eles, 10 paraenses.
Conflito em Israel
No último sábado, 7, o grupo extremista Hamas lançou um ataque surpresa a Israel que chocou o mundo. O grupo extremista não reconhece o Estado Israelense e confirmou a autoria da ação. Em resposta, Israel declarou guerra e tem realizado operações de retaliação, principalmente na Faixa de Gaza.
O Hamas (sigla árabe para “Movimento de Resistência Islâmica”) é a maior organização islâmica que atuação na Palestina. Possui comando político e presta serviços sociais ao povo palestino, que vive majoritariamente em áreas pobres e de infraestrutura precária.
Mas a organização é mais conhecida pelo seu braço armado, que luta pela soberania da Faixa de Gaza. O Hamas já chegou a reivindicar a totalidade da Palestina, o que inclui o território israelense e a cidade de Jerusalém. O grupo não reconhece Israel como país. Estados Unidos e a União Europeia, além de Israel classificam a organização como terrorista. (Com infomações Roma News)
AliançA