Imposto de Renda de 2022. Muitos contribuintes ainda não entregaram a declaração e têm só até amanhã, 31 de maio para enviá-la à Receita. Para os que ainda não entregaram, ainda podem existir algumas dúvidas do que é possível ou não de abater na declaração.
O Imposto de Renda pode gerar algumas dúvidas para o contribuinte, principalmente no que pode ou não ser deduzido da base de cálculo. Saúde e educação são permitidos, mas é preciso ficar atento pois nem todos são aceitos pela Receita Federal. Todo cuidado é pouco, pois o contribuinte pode cair na malha fina.
Veja o que NÃO pode ser deduzido do Imposto de Renda. Então fique atento e confira:
Educação:
· Cursinhos pré-vestibular;
· Cursos de idiomas;
· Cursos de artes e dança;
· Atividades esportivas, culturais ou viagens;
· Uniforme, transporte, material escolar;
· Aquisição de notebook, tablet e computador.
Saúde:
· Medicamentos;
· Nutricionista;
· Despesas referentes a acompanhante de paciente;
· Despesas médicas cobertas por apólices de seguro;
· Exame DNA para investigação de paternidade.
· Exame de Covid-19 feito em farmácia (são aceitos apenas os testes que têm notas fiscais emitidas por laboratórios ou hospitais).
Relembre que o prazo de entrega termina nesta terça-feira (31), às 23h59. Orienta-se a não deixar para enviar sua declaração em cima da hora, pois os sistemas da Receita Federal podem travar devido ao grande número de declarações sendo enviada.
Uma estimativa da Receita é que até as 16h da última sexta-feira (28), cerca de 5,2 milhões de declarações ainda não haviam sido entregues.
Boa notícia: mais de 3,3 milhões de contribuintes vão receber R$ 6,3 bilhões em restituição. O pagamento do primeiro lote de restituição do IRPF 2022 será pago no dia 31 de maio.
Lembrando que quem não fizer a declaração dentro do prazo pode receber multa mínima de R$ 165,74, variando de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.