A primeira fase da Série C do Brasileiro caminha para o seu final. Das 19 rodadas da etapa, 16 já foram disputadas. Mais do que antes, os clubes fazem contas para ver as possibilidades de classificação, permanência na competição e queda para a Série D de 2023. Não é o caso do Mirassol, que na última segunda-feira, com a vitória, em casa, sobre o Confiança-SE, por 3 a 1, chegou a 32 pontos e, com um jogo a menos, assim como o Botafogo-PB, garantiu classificação antecipada à segunda parte da competição. Com isso, restam, agora, apenas sete vagas para a sequência do campeonato, o que deve causar uma briga acirrada entre as equipes.
Alguns dos clubes incluídos no chamado G8 já estão com suas classificações bem encaminhadas, caso, por exemplo, do Paysandu, que soma 27 pontos e, segundo o site Chance de Gol, reúne, no momento, 96.7% de probabilidade de seguir na Terceirona. Uma vitória na última segunda-feira, diante do Figueirense-SC, teria deixado o Papão com uma das vagas na segunda fase do Brasileiro. Mas o empate (1 a 1) acabou estragando os planos dos bicolores, que terão mais três jogos (confira ao lado) para conquistar no mínimo três pontos e garantir classificação sem sobressaltos.
O ABC-RN, que soma 27 pontos, ocupando a 3ª colocação na classificação, perdendo no saldo de gols – 10 a 6 – para o Papão, também tem boas chances de carimbar sua passagem à segunda fase da disputa. Volta Redonda-RJ, Botafogo-PB e Figueirense-SC, todos com 26 pontos, também têm tudo para permanecer na disputa, precisando de pelo menos quatro pontos dos nove que ainda têm a disputar. Ainda dentro do G8, a Aparecidense-GO, com 25 pontos reúne grandes chances de avançar.
A partir da 8ª colocação, ocupada pelo Botafogo-SP, que soma 23 pontos, a briga deve ser grande para fechar a primeira fase no G8 e, portanto, com vaga na segunda fase da Terceirona. São José-RS (23 pontos), Clube do Remo (22), Vitória-BA (22) e, com menores possibilidades, Altos-PI e Manaus-AM (21), estão na disputa. O Leão Azul, por exemplo, precisa vencer os seus três jogos restantes para chegar a 31 pontos e respirar aliviado.
As equipes que estão na parte de baixo da classificação, sobretudo as que formam, hoje, o Z4, não contam com as mínimas chances de seguir no campeonato. A briga entre Brasil-RS (20º colocado), Campinense-PB (19º), Atlético-CE (18º) e Floresta-CE (17º) é para deixar o poço do rebaixamento. Ferroviário-CE (16º), Confiança-SE (15º) e Ypiranga-RS (14º) por sua vez tentam se afastar da zona de morte da Terceirona.
AliançA FM