A aquisição de vacinas e a aplicação de doses estão fora do esperado para o país. Pouco mais de 4% da população recebeu a primeira dose da vacina, mas segundo especialistas o ideal para que a Covid-19 seja controlada é imunizar no mínimo 30% da população. Além da falta de vacina, o descrédito em relação a eficácia das doses pode afetar o processo.
O médico infectologista, Marcelo Cyrilo, ressalta a importância da vacina e como ela age contra o vírus. Segundo ele ” a vacinação tem vários objetivos o principal deles é diminui o número de casos graves e o número de pessoas com mais idade em UTIs. O outro objetivo é diminuir o número de casos moderados, que são as pessoas que vão ser internadas nas enfermarias e por último diminuir o número de pessoas que contraem a doença e que possam transmitir. E seguindo essa ordem as pessoas estarão com antí-corpos adequados para enfrentar o novo Coronavírus”.
O Brasil já registra mais de duas mil mortes por dia por conta da Covid-19. Além do crescimento de casos, a falta de leitos de UTI no país agrava a situação da pandemia.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem: Henrique Carmo