Os cientistas vão começar a analisar a segurança da vacina, usada para combater diretamente as cadeias de proteínas acumuladas no cérebro e que provocam o Alzheimer.
Uma biofarmacêutica sueca, Alzinova, nesta semana começou os primeiros testes clínicos de uma vacina contra o Alzheimer. O primeiro paciente a receber a dose mora na Finlândia.
A vacina está sendo chamada de ALZ-1010 e será utilizada primeiramente nos voluntários com a doença em estágio inicial.
“Estamos ansiosos para continuar o desenvolvimento deste potencial tratamento revolucionário para a doença com o objetivo de longo prazo de tratar e prevenir o início e a progressão desta doença devastadora”, disse a CEO da Alzinova, Kristina Torfgard em comunicado à imprensa.
Agora os cientistas vão começar a analisar a segurança da vacina, usada para combater diretamente as cadeias de proteínas acumuladas no cérebro e que provocam o Alzheimer.
O estudo clínico de Fase 1b com a vacina ALZ-101 em pacientes com doença de Alzheimer inicial vai estudar a resposta imunológica à vacina após doses múltiplas, bem como uma série de biomarcadores associados à doença de Alzheimer.
No total, 26 pacientes serão incluídos no estudo. Os participantes receberão quatro doses de ALZ-101, ou placebo. O estudo investiga duas dosagens diferentes davacina durante um período de tratamento de 20 semanas.
Os dados principais para o estudo são antecipados para o segundo semestre de 2023.
O ensaio clínico está sendo realizado na Finlândia pelo parceiro de Alzinova, Clinical Research Services Turku (CRST), que tem uma vasta experiência em estudos de Alzheimer.
AliançA FM
Com informações de site Só notícia boa