Unicef avalia impacto da pandemia na educação

O fundo das nações unidas para infância – Unicef, disse que nenhum esforço deve ser poupado para manter as escolas abertas nesse segundo ano da pandemia de Covid-19.

A diretora executiva da agência, Henrietta Fore, afirmou provas contundentes do impacto do fechamentos das escolas para as crianças, índices crescentes de que as escolas não são os motores da pandemia. Segundo ela muitos países optaram por manter os colégios fechados em alguns casos por quase um ano.

E no auge do confinamento social, 90% dos alunos em todo mundo estiveram fora das salas de aula. Mais de um terço dos estudantes não tinham acesso a educação remota. A chefe da Unicef afirma que esse custo foi arrasador.

Segundo o fundo o número de crianças fora da escola deve aumentar em 24 milhões, um número recorde. A capacidade de alfabetização em matemática básica foi afetada, além disso os alunos foram prejudicados em suas habilidades para sobreviver na economia do século 21. Sem merenda escolar a nutrição de muitas crianças também piorou, a falta de interações diárias leva a perdas de forma física e saúde mental.

Fonte: Agência Rádio Web

Reportagem de: Mônica Vilela Greyley

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *