União promete antecipar 13º e PIS

O governo quer implementar medidas para reduzir os impactos da pandemia na economia este ano enquanto não fica definido uma nova etapa do auxílio emergencial.

A ideia é antecipar pagamentos já dentro do orçamento, como o décimo terceiro salário para os aposentados e o abono salarial, o PIS, para os trabalhadores. Serão 57 bilhões de reais injetados na economia que podem amenizar a falta de dinheiro da população mais afetada do país.

O adiantamento do PIS, já em andamento pelo governo, deve liberar mais de sete bilhões de reais para trabalhadores que recebem até dois salários-mínimos. Já a antecipação do décimo terceiro dos aposentados foi realizado no ano passado, mas até o momento o governo não confirmou.

O recurso, tradicionalmente pago no final do ano, foi depositado em 2020 nos meses de março e maio. A medida não foi bem vista por boa parte dos aposentados, que sentiu falta no fim do ano do dinheiro extra. Enquanto isso, o congresso nacional e o palácio do planalto negociam a aprovação de um novo auxílio emergencial, ainda sem valor e calendário definidos.

Fonte: Mais News

Reportagem de: Henrique Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *