Unesp 2022: veja gabarito e correção comentada do 2º dia

Unesp 2022: veja gabarito e correção comentada do 2º dia

Foi realizada nesta segunda (15) a prova da 1ª fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2022, para os 30.370 candidatos inscritos em cursos das áreas de humanas e exatas.

Por conta da pandemia de Covid-19, a organização do vestibular dividiu os estudantes em dois dias para evitar aglomerações. No domingo (14), o exame foi feito pelos candidatos dos cursos da área de biológicas.

O gabarito foi disponibilizado pela Vunesp às 20h. A lista numérica abaixo apresenta os links diretos para as questões correspondentes com os comentários dos professores para a versão 1 da prova, que foi divulgada para a imprensa.

Para obter o gabarito de outras versões, o candidato deve acessar a área do candidato com seu login.

Unesp 2022: veja gabarito e correção comentada do 2º dia
Gabarito do segundo dia do vestibular da Unesp — Foto: Divulgação

Correção comentada das prova:

Conteúdo da prova

A prova desta segunda teve o seguinte número de questões por matéria, cada uma delas com cinco alternativas:

  • 30 de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte;
  • 30 de Ciências Humanas – História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • 30 de Ciências da Natureza e Matemática – Biologia, Física, Matemática e Química.

Análise da prova

Segundo o diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Daniel Cecílio, a prova desta segunda-feira teve o mesmo perfil da de domingo, com coerência por parte da Unesp em relação ao nível de dificuldade e formato e, de uma forma geral, sem surpresas, inclusive na comparação com a edição passada. Veja análise por matéria:

  • Química – questões equilibradas, com duas questões com cálculos e sete que abrangeram vários conceitos.
  • Gramática – prova semelhante a de domingo, com mesmo nível de dificuldade e dentro do esperado, com perguntas de nível médio.
  • Literatura – vale destacar uma questão de vanguarda e a novidade de ter, como no domingo, uma questão de Romantismo. Uma prova bastante tradicional e conceitual.
  • Matemática – talvez seja a mais surpreendente, talvez por ter alunos da área de exatas prestando. Foi uma prova mais difícil que a edição passada e do dia anterior, porque exigia muitos cálculos, com cobrança de gráficos.
  • Biologia – analisou-se a não existência de questões dúbias: as perguntas estavam claras. Destaca-se que apareceu uma questão interdisciplinar com Matemática.
  • Inglês – a prova de hoje estava mais fácil que a de ontem, mais organizada e atual, devido a estar contextualizada com eventos do cotidiano.
  • Humanidades – não houve surpresa nos conteúdos. Houve uma questão interdisciplinar de História da Arte com Inglês que chamou a atenção. Uma boa surpresa.
  • História – perguntas estavam diretas, sem textos introdutórios, bastante enciclopédicas, sem debates teóricos.
  • Geografia – algumas questões foram classificadas como simples e outras muito específicas, sem material de apoio. Por isso, mais complicada que a do domingo. Faltou cair assuntos de geopolítica e pandemia.
  • Física – estava abrangente, característica da Unesp, com cálculos mais difíceis, se comparada a de domingo, provavelmente devido aos vestibulandos serem da área de exatas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *