Unesco oferece ajuda para recuperar patrimônio em Brasília. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, no Brasil, publicou uma nota lamentando e repudiando com veemência os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Com a invasão de manifestantes a prédios públicos, obras e artigos do patrimônio da cultura nacional foram depredados.
A agência lembra que Brasília está inscrita na lista de bens do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987. O reconhecimento engloba as características urbanísticas e arquitetônicas da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes.
A diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, afirmou que especialistas da agência em diferentes técnicas de restauro estão à disposição do governo federal.
Eles devem atuar no restauro de obras de arte, mobiliário e dos próprios prédios atacados no último domingo (8) por terroristas. Os golpistas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ainda vamos descobrir a extensão total dos danos. Foi uma destruição espontânea”, assustadora, resumiu
Unesco oferece
AliançA FM