Após ser adiada em um dia, a segunda rodada de negociações teve início em em Belovezhskaya Pusch, Belarus, por volta das 11h, horário de Brasília.
Ao anunciar o fim desta rodada, Podolyak lamentou que “os resultados que a Ucrânia precisa não foram alcançados”, ressaltando que “há uma solução penas para a organização de corredores humanitários”.
A Ucrânia e a Rússia concordaram em realizar uma terceira rodada de conversas “em breve”, disse um negociador ucraniano, segundo a agência de notícias Reuters. Pouco depois, Mykhailo Podolyak, assessor da Presidência ucraniana, afirmou que as negociações da última quinta-feira (3), terminaram sem os resultados desejados, mas com um entendimento sobre proteção de civis.
A terceira rodada para debater o cessar-fogo da guerra que acontece desde (24) de fevereiro no Leste Europeu será realizada no início da próxima semana.
“Discutimos exaustivamente três pontos – militar, internacional e humanitário, e o terceiro é uma questão de uma futura regulação política do conflito. Ambas as posições são claras e escritas. Conseguimos chegar a um acordo sobre alguns deles, mas o principal sobre o qual chegamos a um acordo hoje foi o resgate de civis que se encontravam em uma zona de confronto militar”, declarou o chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky.
“Os ministérios de defesa russo e ucraniano concordaram em fornecer corredores humanitários para civis e em um possível cessar-fogo temporário em áreas onde a evacuação está acontecendo”, continuou.
AliançA FM