Terremoto na Indonésia deixa mais de 250 mortos

Terremoto na Indonésia deixa mais de 250 mortos

 

Ao menos 252 pessoas morreram, 31 são consideradas desaparecidas e mais de 300 ficaram feridas no terremoto de 5,6 graus de magnitude na escala Richter que abalou a ilha indonésia de Java, segundo um balanço atualizado divulgado nesta terça-feira (22) pelo governo da cidade de Cianjur.

Um porta-voz da prefeitura municipal publicou o balanço atualizado no Instagram e confirmou os números à AFP. O balanço anterior registrava 162 mortes. As equipes de resgate procuravam sobreviventes nesta terça-feira em meio aos escombros.

Dimas Reviansyah, um socorrista de 34 anos, explicou que as equipes utilizam motosserras e escavadeiras para abrir caminho entre árvores caídas e escombros até os locais onde acreditam que podem encontrar civis.

Não dormi desde ontem (segunda), mas tenho que continuar porque há vítimas que não foram encontradas disse.

O presidente indonésio Joko Widodo deve visitar a região nesta terça-feira. O comandante militar da região, Rudy Saladin, afirmou que o número de pessoas presas aos escombros pode ser maior do que o citado nos balanços oficiais. Muitas pessoas foram sepultadas por deslizamentos de terra ou pelo desabamento de suas casas.

O quarto desabou e minhas pernas ficaram enterradas nos escombros. Tudo aconteceu tão rápido disse à AFP Aprizal Mulyadi, um estudante de 14 anos.

Ele conseguiu escapar graças à ajuda do amigo Zulfikar, que pouco depois faleceu, preso entre os escombros.

Fiquei arrasado ao vê-lo preso, mas não consegui ajudá-lo porque minhas pernas e costas estavam feridas, explicou.

O terremoto deslocou 13.782 pessoas – todas as quais serão acomodadas em 14 campos de refugiados. Pelo menos 2.345 casas foram danificadas.

Quatro escolas e 52 casas desabaram ou foram seriamente danificadas, de acordo com o escritório local da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB).

Imagens da Metro TV mostraram alguns prédios em Cianjur reduzidos quase inteiramente a escombros enquanto os moradores se amontoavam do lado de fora.

Muchlis, que estava em Cianjur quando o terremoto ocorreu, disse que sentiu “um grande tremor” e que as paredes e o teto de seu escritório foram danificados.

“Fiquei muito chocado. Temi que houvesse outro terremoto”, disse Muchlis à Metro TV, acrescentando que as pessoas saíram correndo de suas casas em pânico.

Nas duas horas após o terremoto, 25 tremores secundários foram registrados, disse o BMKG, acrescentando que há risco de deslizamentos de terra, especialmente em caso de chuva forte.

O terremoto foi sentido em Jacarta, sacudindo prédios e móveis, e algumas pessoas deixaram seus escritórios no distrito comercial central.

A Indonésia atravessa o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona altamente sismicamente ativa, onde diferentes placas da crosta terrestre se encontram, causando terremotos e vulcões.

Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra, no norte da Indonésia , provocou um tsunami que atingiu 14 países, matando 226.000 pessoas ao longo da costa do Oceano Índico, mais da metade delas na Indonésia.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *