Tempo: Ciclone extratropical começa a se formar no Sul do Brasil
Um ciclone extratropical vai começar a se formar no Sul do Brasil a partir desta segunda-feira (27), que promete intensificar as condições climáticas já adversas enfrentadas pela região nos últimos dias. Com previsões de ventos fortes e um aumento significativo nas chuvas, o governador Eduardo Leite fez uso das redes sociais para alertar a população que evitassem sair de casa. A preocupação das autoridades é especialmente voltada para a faixa leste do estado, onde o fenômeno deve se fazer mais presente nesta segunda-feira, aumentando os riscos de inundações, tendo em vista o nível já elevado do Rio Guaíba e da Lagoa dos Patos.
O sistema de drenagem de Porto Alegre e nos municípios da região metropolitana, já comprometido, pode enfrentar sérios desafios com a chegada das chuvas previstas. O governador também alertou para a possibilidade de transtornos significativos, reforçando a necessidade de preparação e cautela por parte dos moradores. Diante desse cenário, o Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar mais um desafio climático. Autoridades e cidadãos estão se mobilizando para minimizar os danos potenciais e garantir a segurança de todos.
Veja Também:
-
VÍDEO FORTE: mulher invade loja e esfaqueia várias vezes jovem de 19 anos; Veja
-
Para os pais estavam na escola: Video mostra alunos de uniforme tendo relação sexual em construção de casa
-
Acidente com ônibus do IFPA próximo à usina de Tucuruí deixa 4 mortos no Pará
“A condição de temporais é alta, entretanto, não há indicativo de volumes extremos. Os maiores acumulados ficam concentrados no litoral sul e norte, com cerca de 50mm previstos. Grande Porto Alegre pode receber cerca de 40mm no decorrer desta segunda”, detalha o Climatempo.
Desta vez, a chuva também aumenta em Santa Catarina e no Paraná. O risco de temporais é alto para o leste e litoral dos dois estados. Regiões como Florianópolis, Rio do Sul, Criciúma, Chapecó, Curitiba, Guarapuava e Paranaguá ficam no risco de chuva persistente e forte.
Balanço das enchentes
As ruas de Porto Alegre voltaram a enfrentar as inundações na última semana. Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o nível da água deve manter-se elevado na casa dos 4 metros nos próximos dias devido ao vento sul no fim de semana e aos volumes afluentes dos rios na próxima semana, resultado das chuvas.
Até o momento, 56 pessoas seguem desaparecidas e 469 municípios estão afetados pelas enchentes. Mais de 77 mil pessoas foram resgatadas, e 169 morreram. As informações são do boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Veja Também: Veja o Vídeo: Mulher caída em calçada tem pés esmagados por rolo compressor
Tempo: Ciclone extratropical
AliançA FM