A segunda-feira (13) começou nublada e com chuva em Belém. Cenário meteorológico normal pra esta época do ano na região, mas é bom ficar ligado!O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para hoje, que encobrem quase todo o território nacional, incluindo o Pará. Ao todo, 23 estados e Distrito Federal estão sob alerta.
Conforme o Inmet, os alertas correspondem à baixa intensidade, sendo um de “perigo potencial”, na cor amarela, e média intensidade, de “perigo” na cor laranja. Apenas a Região Sul do país não será impactada pela instabilidade.
Tempo instável
O início da semana será de tempo instável no Pará. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
Além do Pará, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins também vão estar com o tempo instável.
O alerta de “perigo”, na cor laranja, aponta a possibilidade de que as precipitações tenham entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos até 100 km/h).
Fonte: DOL
Veja também: Saiba quais cidades do Pará tiveram três terremotos já no ano de 2025
Três tremores de terra foram registrados em Parauapebas, no sudoeste do Pará, no início de 2025. O mais recente ocorreu na última quinta-feira (9), com magnitude de 2.8 MLv (Magnitude Local de Vibração). As outras ocorrências foram registradas nos dias 5, com 3.1 mR, e 4, com 2.8 mR.
Matéria completa: Saiba quais cidades do Pará tiveram três terremotos já no ano de 2025