Na próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, se inicia a experiência piloto da teleperícia do INSS. A qual deve terminar em 31 de janeiro de 2021. A divulgação foi feita ontem (09) pelo Ministério da Economia.
A expectativa anterior era que os atendimentos começassem em 06 de novembro. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o protocolo dos testes foi aperfeiçoado de modo a oferecer maior segurança ao procedimento.
Nota-se que a criação da teleperícia do INSS foi uma exigência feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No mês de setembro o tribunal deu o prazo de cinco dias para que o Instituto Nacional do Seguro Social elaborasse um protocolo relacionado a telemedicina.
Sendo assim, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram reuniões com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho para ajustar o protocolo formalizado no dia 07 de outubro. De acordo com a secretaria, houve consenso na realização das mudanças, principalmente em relação à atuação do médico.
Se estabeleceu um modelo de relatório médico para encaminhamento do trabalhador que será atendido. O INSS liberou ontem para as empresas o Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut).