Técnico de enfermagem é preso por abusar de pacientes desacordados

Técnico de enfermagem é preso por abusar de pacientes desacordados

O técnico de enfermagem foi preso a partir de uma denúncia do rapaz que ele mantinha um relacionamento. O namorado encontrou, no celular de Wesley, vídeos dos abusos.

O companheiro do técnico de enfermagem Wesley da Silva Ferreira, suspeito de abusar e gravar vídeos de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), disse em depoimentos que viu, pelo menos, quatro vídeos de abuso às vítimas.

“Eu vi ele passando a mão no paciente. Tinha muito vídeo dele muito, muito, muito”, falou.

O companheiro relatou à Polícia Civil (PC-PR), no dia 29 de outubro, que desconfiava de traições e que, após uma briga, pegou o celular de Wesley para tentar descobrir.

Após isso, ele contou que trancou o técnico de enfermagem dentro do apartamento em que moravam e saiu correndo com o celular. Ele também disse à polícia que os vídeos eram recentes.

“Fui sem rumo para ver o que estava acontecendo. Achei um posto de gasolina, aí fiquei escondidinho lá e comecei a ver”, lembra.

O companheiro disse também no depoimento que todas as vítimas eram do sexo masculino. Além disso, falou que a maioria das vítimas estavam desacordadas.

O companheiro prestou depoimento no mesmo dia em que Wesley foi preso.

A RPC teve acesso ao depoimento de Wesley, no qual ele confirmou que as vítimas estavam sedadas durante os abusos e disse que filmava os atos porque “tinha vontade”. O técnico tem o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e disse estar em tratamento desde 2019 e saber que a infecção é transmissível. Além disso, Wesley assumiu o risco ao cometer os abusos e confessou que eram cometidos há pelo menos um ano.

As gravações foram feitas pelo próprio autor. Em depoimento, o técnico de enfermagem disse à polícia o motivo de filmar os abusos.

“Não sei, eu acho que, não sei se eu gostava, não sei, só me dava vontade às vezes e fazia isso”

disse Wesley em depoimento à Polícia Civil.

Quando questionado se filmava para assistir depois, ele disse que não.

“Não. Tanto que apaguei todos”.

Wesley disse à polícia que os pacientes abusados estavam sedados. Ele explicou onde ficavam e quais eram as situações.

“Eles estavam na sala de estabilização, na sala vermelha. Alguns estavam basicamente sedados, que a gente chama de surto psicótico, quando o paciente entra em surto a gente faz a sedação por conta da violência deles”.

detalhou o técnico de enfermagem.

Sobre os medicamentos encontrados com ele ao ser preso, o rapaz disse que eram remédios que ele pegava das unidades que trabalhava, mas não soube dizer de qual lugar pegou. Ele disse também que nunca revendeu ou deu os remédios.

HIV

O rapaz, que filmava os abusos que praticava e foi a partir disso que a polícia descobriu os crimes, tem o vírus HIV. Por isso, segundo Beatriz Battistella, a secretaria quer agora identificar todas as possíveis vítimas.

“Ele se declarou portador do vírus HIV e toda a vítima terá o tratamento que cabe em cada uma destas situações. Existe um protocolo já instituído de exames, medicamentos, tempo de acompanhamento e tudo mais na parte médica. E também naquilo que couber de apoio psicológico para estas pessoas”

comentou a secretária.

Investigações

A Polícia Civil disse que avançou na investigação de imagens registradas pelo técnico de enfermagem e acredita na possibilidade de mais vítimas em outros hospitais.

No dia da prisão, Wesley confessou ter abusado de cinco homens. Em depoimento, ele afirmou que alguns deles estavam totalmente inconscientes devido à sedação.

Wesley também garantiu que não cometeu abusos em outros hospitais e negou a existência de mais vítimas. Ele disse que abusou dos pacientes somente na sala de estabilização, ou sala vermelha, conforme depoimento dele, ao qual a RPC teve acesso.

A sala de estabilização (SE) é um local de atendimento temporário e especializado para pacientes graves ou críticos, que se encontram em risco de perder a vida ou a função de algum órgão ou sistema do corpo.


Veja também: Esposa do MC Poze do rodo é alvo de operação contra rifas ilegais
Rodri do City é o ganhador da Bola de Ouro 24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *