No 16° dia da invasão da Rússia na Ucrânia, os tanques russos estão às portas da capital ucraniana Kiev, após o fracasso de uma rodada de negociações de alto nível que terminou com acusações de que Moscow atacou corredores humanitários.A Rússia acusa Kiev e Washington de produzirem armas biológicas na Ucrânia e pediu a realização nesta sexta-feira (11) de uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU.
Os tanques russos chegaram às portas de Kiev, seguindo a estratégia de Moscow de cercar as grandes cidades da Ucrânia, provocando um êxodo em massa para países da União Europeia (UE), que se prepara para receber “milhões” de refugiados.
Os tanques russos já haviam chegado aos subúrbios norte e oeste da capital. A cinco quilômetros de Kiev, a cidade de Velyka Dymerka foi alvo de foguetes russos Grad.
Segundo o Estado-Maior ucraniano, as forças russas continuam avançando para cercar Kiev sem abandonar outras frentes, como as cidades de Izium, Petrovske, Sumy, Ojtyrka e a região de Donestsk.
Os Estados Unidos e seus aliados da União Europeia (UE) disseram que estão considerando novas sanções contra a Rússia devido a sinais de uma “escalada” nos ataques a civis.
AliançA FM