Studio Ghibli do ChatGPT viraliza nas redes; saiba o que é a trend e como fazer

A possibilidade de usar o ChatGPT para criar imagens no estilo Studio Ghibli — criado por Hayao Miyazaki e famoso por produzir...

A possibilidade de usar o ChatGPT para criar imagens no estilo Studio Ghibli — criado por Hayao Miyazaki e famoso por produzir animações com traços desenhados à mão — viralizou nas redes sociais. O recurso surgiu com o upgrade na geração de imagens usando o GPT-4o, que passou a ter a função integrada a plataforma. Antes, a ferramenta usava o modelo DALL-E para realizar essa tarefa. Agora, cria as fotos nativamente.

Embora a funcionalidade tenha sido liberada para todos os usuários no dia 25 de março, em planos pagos ou gratuitos, a alta demanda atrasou a disponibilidade para aqueles não assinam o serviço oferecido pela OpenAI. A seguir, saiba mais sobre a trend e a criação de imagens no ChatGPT.

No momento de publicação a reportagem, somente pessoas que possuem algum plano pago do ChatGPT conseguem pedir que a IA crie imagens no estilo do Studio Ghibli. A procura foi tão grande que a empresa também precisou estabelecer um limite até para esses clientes. Sam Altman, CEO da OpenAI, escreveu no X (antigo Twitter), nesta quinta-feira (27) que “É super divertido ver as pessoas adorando imagens no ChatGPT, mas nossas GPUs estão derretendo. Vamos introduzir temporariamente alguns limites de taxa enquanto trabalhamos para torná-lo mais eficiente. Espero que não demore muito!”.

Usuários do plano gratuito não conseguem acessar o recurso, desde o dia 26 de março, quando Altman anunciou que “as imagens no ChatGPT foram muito mais populares do que esperávamos (e tínhamos expectativas bem altas)” e infelizmente, o lançamento da versão gratuita seria adiada. Ele já sinalizou que, na retomada do serviço, que ainda não está definida, haverá um limite de criação de 3 imagens por dia.

Foto: @ODaniGeek

O que é trend do Studio Ghibli?

A trend que viralizou na Internet consiste em pedir que a IA crie imagens de pessoas ou de memes seguindo o estilo das animações japonesas feitas pelo Studio Ghibli. Para isso, bastava acessar o modelo mais avançado do ChatGPT, selecionar a opção para gerar imagem e enviar um comando de texto pedindo que o chatbot gerasse uma imagem sobre determinada pessoa ou assunto no estilo do Studio Ghibli. Quanto mais detalhado o prompt, melhor o resultado da IA. Além disso, é possível enviar uma foto real e pedir que a IA tranforme em animação.

Criado em 15 de junho de 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, o Ghibli é um estúdio de animação japonês. É conhecido especialmente por ter traço leve, cores suaves e tons pastéis, além de colocar os personagens em cenários mágicos e detalhados e com bastante referências de natureza. Alguns dos filmes mais famosos são: A Viagem de Chihiro (2001), Princesa Mononoke (1997) e Meu Vizinho Totoro (1988).

Em exemplos publicados no X, é possível ver uma imagem que imita o piloto Ayrton Senna e outra que recria até o meme da grávida de Taubaté. Um usuário até mesmo compartilhou uma imagem do próprio Hayao Miyazaki, diretor do Studio Ghibli, gerada pela IA. Confira:

Imagens polêmicas

Embora o estilo do anime tenha sido usado para criar imagens de memes e figuras públicas, o novo recurso do ChatGPT também foi aplicado para recriar imagens negativas, como os ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro e o assassinato do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Segundo as diretrizes do chatbot de IA: “O modelo pode gerar imagens que lembram a estética do trabalho de alguns artistas quando seus nomes são usados ​​no prompt.”

Taya Christianson, porta-voz da OpenAI, explica: “Nosso objetivo é dar aos usuários o máximo de liberdade criativa possível. Continuamos a impedir gerações no estilo de artistas vivos individuais. Permitimos estilos de estúdio mais amplos — que as pessoas usaram para gerar e compartilhar algumas criações originais de fãs verdadeiramente encantadoras”.

Como fazer imagens no estilo do Studio Ghibli em outras IAs

Enquanto a OpenAI não libera novamente a geração gratuita das imagens, existem alternativas para fazer desenhos parecidas com o estilo Studio Ghibli usando outras IAs, como Gemini Google e Grok. Para fazer isso, lembre-se de acessar as ferramentas de IA e inserir um comando bastante detalhado, como “Crie uma imagem de uma menina com cabelos soltos no estilo do Estúdio Ghibli. Ela precisa estar sentada em uma sala de escola, usando uniforme e estudando”. O resultado gerado pelo Gemini está na imagem abaixo.

Fonte: Techtudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *