STF fixa pena de Collor a 8 anos e dez meses de prisão

STF fixa pena de Collor a 8 anos e dez meses de prisão O STF - Supremo Tribunal Federal estabeleceu uma pena de 8 anos e 10 meses

STF fixa pena de Collor a 8 anos e dez meses de prisão
STF – Supremo Tribunal Federal estabeleceu uma pena de 8 anos e 10 meses de prisão para o ex-presidente Fernando Collor de Mello em um desdobramento da Lava Jato.

O julgamento no STF se estendeu por sete sessões. Na semana passada, Fernando Collor foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva por receber R$ 20 milhões em propina para facilitar contratos com da BR Distribuidora, então subsidiária da Petrobras.

Nesta quarta-feira (30), os ministros decidiram, ainda, que Collor participou de uma associação criminosa e fixaram a pena do ex-presidente. Serão 4 anos e 4 meses por corrupção passiva; 4 anos e 6 meses por lavagem. Um total de 8 anos e 10 meses, incialmente em regime fechado. Ele também terá que pagar uma multa superior a R$ 500 mil e ficará impedido de se eleger ou exercer qualquer função pública.

Também foram condenados nesse desdobramento da Lava Jato, os empresários Luís Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Leoni Ramos. Pedro Paulo pegou 4 anos e 1 mês por corrupção em regime semiaberto; e Luiz Amorim, 3 anos e 10 dias por lavagem, em regime aberto. Todos também foram condenados a 2 anos por associação criminosa. Nesse caso, os ministros entenderam que não há mais prazo para punição.

Mas a fixação da pena pelo plenário do STF – Supremo Tribunal Federal não significa que Collor será preso imediatamente. Primeiro, a Corte terá que analisar possíveis recursos da defesa. Por exemplo, esclarecimentos sobre pontos do julgamento. Se a Corte negar os recursos, começa a execução da pena – que no caso de Collor, deverá ser inicialmente na prisão. STF fixa pena de STF fixa pena de STF fixa pena de STF fixa pena de

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *