Nesta quarta-feira o estado de São Paulo registrou duas estatísticas importantes para o combate a pandemia de covid-19. O estado ultrapassou a marca de 90% da população adulta ou seja acima de 18 anos de idade com esquema vacinal completo contra a doença, além disso o estado superou o patamar de 70% de toda a sua população com imunização plena.
Os dados coletados do site Our World In Data traduzido do inglês Nosso Mundo Em Dados, foram comemorados pelo governador João Doria em coletiva de imprensa no palácio dos bandeirantes.
“Com estes resultados o estado de São Paulo tem hoje a maior cobertura vacinal do Brasil é a cidade que mais vacina no Brasil é a capital de São Paulo. Vacinamos mais do que a Alemanha, do que a Itália, do que a Espanha. Vacinamos mais do que a Israel, mais que Estados Unidos.”
Apesar de classificar essa quarta-feira como mais um dia histórico, a coordenadora do plano estadual de imunização de São Paulo Dr. Regiane de Paula destacou um número altos dos chamados faltosos, aqueles paulistas que podem completar a sua imunização com a segunda dose da vacina e ainda não o fizeram.
“Nós poderíamos ter número ainda maiores se hoje não estivéssemos 5,4 milhões faltosos. Pessoas que tomaram sua primeira dose e não tomaram a sua segunda dose. Cada pessoa precisa retornar, se ela não retornar e tiver só uma dose ela ainda está exposta ao vírus, ela ainda pode ter e todos os estudos mostram isso internações.”
Regiane informou que a população de São Paulo de 12 a 24 anos ainda tem cobertura vacinal de segunda dose baixa, ela lembra que a gestão antecipou de 08 para 03 semanas o intervalo para a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer para o público adulto e de 12 para 08 semanas o intervalo para os adolescentes de 12 a 17 anos.
A equipe de saúde do estado de São Paulo também apresentou o calendário da terceira fase de aplicação da chamada dose tradicional da vacina, entre 17 e 30 de novembro poderão reforçar sua proteção, idosos acima de 60 anos de idade e profissionais de saúde que aplicaram sua segunda dose da vacina no mês de maio.
AliançA FM.