Das sete amostras de sangue de pacientes que apresentaram sintomas característicos de doença de chagas, em Monte Alegre, oeste do Pará, cinco tiveram diagnóstico positivo para a enfermidade. As amostras coletadas pela Vigilância em Saúde do município, foram enviadas para análise no Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA) em Belém.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Monte Alegre, Nely Pimentel, os cinco pacientes diagnosticados com doença de chagas são da mesma família e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Todos estão em tratamento domiciliar, recebendo a assistência médica necessária.
“Apenas um paciente teve que ficar internado no início dos sintomas devido a intensas dores. Mas hoje ele já se encontra em domicílio fazendo tratamento. Essas pessoas consumiram açaí, então, diante dessa situação a equipe de entomologia da nona regional da Sespa já veio no município fazer o controle de triatomíneos, com armadilhas para captura de barbeiros, para ver como está está a infestação de barbeiros na comunidade”, informou Nely Pimentel.
Os pacientes com diagnóstico de doença de chagas em Monte Alegre têm entre 12 e 69 anos de idade.
Devido a suspeita de que os pacientes tenham contraído a doença após ingestão de açaí contaminado por fezes de barbeiro (inseto transmissor da doença), a Vigilância Sanitária de Monte Alegre já iniciou o levantamento dos pontos de batedores do produto para que seja feita uma reciclagem e novos cursos de boas práticas de manipulação.
AliançA FM