Semana de Educação Financeira dá dicas para planejar e gastar bem
A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões sobre finanças e consumo que promovam o seu bem-estar.
Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, um importante pilar da educação financeira. Assim todos saem ganhando, já que um cidadão financeiramente educado também contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.
Veja as melhores dicas e saiba como começar.
1. Estude Bastante
Mesmo que não tenha tempo para estudos mais aprofundados, crie o hábito de ler blogs sobre o assunto, ao menos eventualmente, além de acompanhar o noticiário de economia.
Tenha em mente que as coisas mudam, os melhores ativos de hoje poderão não ser vantajosos amanhã.
Tem como aprender educação financeira no dia a dia, mas é preciso estudar sempre.
2. Elabore Uma Planilha
Faça uma planilha no papel ou no computador, como achar melhor, e anote todas as suas despesas.
Vale desde o cafezinho depois do almoço até o aluguel de seu apartamento.
3. Faça Pequenos Sacrifícios
Não estamos pedindo para você cortar tudo o que lhe faz bem e custa dinheiro.
Mas, com alguma disciplina, é possível cortar determinadas despesas e economizar parte do salário todo mês.
4. Crie O Hábito De Aplicar Mensalmente
Pesquise sobre investimentos que rendem mais do que a poupança e crie o hábito de aplicar mensalmente parte do dinheiro que você economizou.
5. Trace Metas
Tente definir objetivos, como depositar no mínimo X reais por mês em determinada aplicação. E siga à risca essa meta.
Para se motivar, use uma calculadora de juros compostos e veja quanto isso vai render em dez anos.
6. Use A Tecnologia A Seu Favor
Existem inúmeros aplicativos para smartphones feitos para facilitar o controle das despesas diárias.
Assim, atualizar sua planilha fica muito mais fácil.
7. Economia
Se você dividir os gastos por categorias, vai ter vários insights ao acompanhar as informações registradas no fim do mês, enxergando ótimas oportunidades para economizar.
8. Controle De Gastos
A educação financeira envolve ter total conhecimento sobre as próprias despesas. Para isso, não se deve confiar na memória, e sim registrar tudo.
Esse é o ponto de partida para tomar decisões mais qualificadas, pois é possível somar, diminuir, multiplicar e dividir as variáveis e entender melhor quais hábitos devem ser controlados.
9. Aplicações E Investimentos
Todo mundo sabe que, sem poupar dinheiro, não há como ter uma vida financeira organizada.
O passo além é ter conhecimento sobre os melhores investimentos para fazer o dinheiro render mais.
10. Riscos E Oportunidades
Parte deste item está contemplado no anterior, porque estudar as opções de investimentos envolve procurar as melhores oportunidades.
Mas essa identificação sobre a qual estamos falando diz respeito também a tomar as decisões e atitudes corretas, o que vale especialmente para os empreendedores.
11. Planejamento
Quem gasta todo o seu salário no mesmo mês vive o tempo todo no presente, o que é um erro em termos de educação financeira.
É importante planejar o futuro, economizando para uma viagem, para ter liberdade financeira e para alcançar uma aposentadoria mais confortável.
12. Defina Despesas Prioritárias
Assim como nas empresas, em que a contabilidade parte das despesas fixas, na vida pessoal, as finanças se organizam a partir do que é prioritário.
Tratam-se daqueles gastos essenciais, sem os quais não podemos viver ou que não podem ser adiados, como as contas de água, luz e internet.
13. Tenha Reserva Financeira De Emergência
Por mais disciplinados e previdentes que sejamos, temos sempre uma certeza: a de que imprevistos acontecem.
Para dar conta de despesas extemporâneas, o melhor a se fazer é manter uma reserva financeira que permita arcar com elas sem sacrificar as despesas prioritárias.
Defina um valor mensal(algo em torno de 10%) e guarde todo mês.
14. Diversifique Seus Investimentos
Nossos avós sempre dizem muito sabiamente para não colocar todos os ovos em uma única cesta. Afinal, se ela vier a cair, todos serão perdidos.. Semana de Educação Financeira Semana de Educação Financeira
O mesmo vale para os investimentos financeiros que, quanto mais diversificados, menor o risco de perdas, principalmente os de risco elevado, como ações e bitcoins, entre outros.
Semana de Educação Financeira
AliançA FM