A previdência social está realizando um pente-fino em benefícios de invalidez temporária, o antigo auxílio-doença, que há mais de seis meses não passam por uma perícia médica. A convocação dos segurados já foi feita por meio de carta e as perícias já começaram neste mês de agosto é preciso que o próprio convocado entre em contato com o INSS e agende a perícia. A advogada especialista em direito previdenciário, Maura Feliciano, dá uma dica importantes, a lista os documentos que o segurado deve levar na hora da perícia.
“Documentos médicos atualizados que confirmem que de fato ele continua incapaz para a sua atividade habitual , continua incapaz para o seu trabalho para as suas atividades do dia a dia. Assim que receber a convocação, entrar no sistema do MEU INSS e agendar a pericia médica.
Agenda, compareça e leve esses documentos médicos juntamente com os documentos pessoais, é sempre bom que o assegurado leve os documentos em cópias nunca deixe o original junto a previdência com o perito para evitar se precisar desde documento em outra ocasião ele ter a documentação na mão.”
A advogada ressalta a importância de manter o contato atualizado com o INSS.
“Esteja muito atento a atualização do seu endereço junto a previdência social, porque no primeiro momento essas convocações serão por cartas conforme o endereço que está cadastrado no sistema. Existe a possibilidade dessa convocação ocorrer através da rede bancária no momento que o segurado comparecer para receber o seu benefício e existe também a possibilidade de publicação no diário oficial, então estejam muitos atentos a atualização do seu endereço pra não perder o prazo diante da convocação e já procure atualizar a documentação médica para que o perito da previdência possa de fato identificar que a incapacidade ainda persiste.”
De acordo com o INSS, a revisão destes benefícios tem o objetivo de encontrar pagamentos indevidos e assim aliviar os cofres da previdência.
AliançA FM.