Saiba como indentificar tipos de Assédios no ambiente de trabalho

Saiba como indentificar tipos de Assédios no ambiente de trabalho

 

Uma boa empresa sabe que a saúde mental do colaborador é uma prioridade. Por isso, os tipos de assédio no ambiente de trabalho são um problema a ser enfrentado e evitado. Com uma cultura organizacional forte, afinal, cria-se um ambiente no qual a equipe e gestores mantêm uma rotina de trabalho de qualidade.

No entanto, mesmo em grandes estruturas organizacionais, é comum colaboradores acabarem cometendo ou sofrendo assédios. Isso ocorre, principalmente, contra subordinados em situação de vulnerabilidade pessoas inseguras, idosos, jovens que estão na primeira experiência de trabalho, minorias etc.É importante estar atento para saber como se portar quando houver alguma situação do gênero.

Assédio moral vertical

O mais comum de todos os tipos de assédio no ambiente de trabalho é quando um membro da equipe em posição de poder, geralmente um gestor ou colaborador com mais tempo de casa, usa de sua hierarquia para assediar outras pessoas. Isso pode tomar várias formas, desde a atribuição de tarefas excessivas a um mesmo indivíduo até ameaças de demissão.Por estar apoiado na hierarquia da empresa, esse também é um tipo de assédio difícil de combater em um primeiro momento, especialmente para pessoas que não têm tanta experiência profissional. Sendo assim, a responsabilidade por evitá-lo cabe muito mais à própria empresa e aos seus colaboradores.

Assédio moral horizontal

Embora, na expressiva maioria das vezes, o assédio aconteça hierarquicamente (quando um superior assedia seu subordinado, e este, por consequência, agride outro de cargo inferior, formando uma escada) ele também pode ocorrer de outras formas.O assédio horizontal ou entre pares acontece quando um colega de trabalho diminui, humilha e inventa boatos para que outro não cresça na empresa. Já o organizacional aparece quando o assédio faz parte da cultura da empresa — como em estabelecimentos extremamente competitivos, em que empregados são estimulados a competir entre si. Por fim e menos comum, há o ascendente, quando um empregado ou grupo humilha e zomba de um superior.O agressor, na maioria das vezes inseguro e egocêntrico, encontra como vítima uma pessoa também insegura e em situação de vulnerabilidade. A Lei 12250/06, conhecida como Lei contra o Assédio Moral, especifica que as penalidades para o assediador podem variar entre advertência, suspensão e demissão. Ele também pode ser julgado com base no artigo 483 da CLT.

Sexual

Segundo o artigo 216 do Código Penal, esse tipo de assédio se baseia na chantagem ou no constrangimento para obter favores sexuais. O superior, por exemplo, utiliza essa arma para ameaçar de demissão ou fazer com que a vítima suba de cargo na empresa.Caracterizam-se como assédios contatos físicos forçados, palavras, convites, humilhações e intimidação com fundo sexual. A pena para esse agressor varia entre um e dois anos de prisão, podendo aumentar até um terço se a vítima for menor de 18 anos. Uma pesquisa do site Vagas.com mostrou que, inclusive, enquanto o assédio moral é equilibrado entre homens e mulheres, no sexual, elas formam 80% das vítimas.

Intimidação

Por fim, o assédio por intimidação é outro ponto que exige bastante atenção, especialmente por parte dos colegas de trabalho. Como o nome já diz, ele ocorre quando um colaborador usa de ameaças para conseguir algo, geralmente coagindo expor um segredo ou espalhar um rumor a respeito do indivíduo, o que comprometeria sua credibilidade e/ou permanência no negócio.Em geral, as vítimas tendem a ser os colaboradores com menos tempo de casa, aqueles com mais dificuldade para se encaixar socialmente ou os mais inseguros, o que também torna mais difícil que o indivíduo busque ajuda por conta própria.Nesse ponto, a maior aproximação entre os colaboradores é a chave para evitar esse tipo de assédio. Afinal, uma pessoa que se sente parte da equipe é mais difícil de intimidar e um grupo desse tipo tem menos chances de abarcar alguém que tenha essas atitudes por muito tempo.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *