O embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzia, disse que o governo de Vladimir Putin negou os ataques contra um teatro e uma maternidade que atingiram vários civis na cidade de Mariupol. durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na ultima quinta-feira (17),
Segundo ele, o hospital infantil, estaria servindo como uma base militar, enquanto que o teatro teria sido bombardeado por forças ucranianas, responsáveis por manter mulheres e crianças reféns dentro do local. Nebenzia, porém, não apresentou provas as quais disse que teria.
Almeida ressaltou ainda que o Brasil reitera sua posição de que é fundamental o imediato cessar das hostilidades na Ucrânia e a garantia segura da passagem de civis.
“Só com um cessar-fogo abrangente e respeitado é que é possível dar acesso rápido e seguro de assistência humanitária àqueles que precisam”, enfatizou o embaixador brasileiro em seu discurso.
Sem apoio dos aliados mais próximos a Rússia cada vez mais isolada, desistiu de colocar em votação uma resolução humanitária sobre a Ucrânia no Conselho de Segurança da ONU. A informação já havia sido antecipada por fontes diplomáticas e foi confirmada pelo embaixador russo.
AliançA FM