O evento de lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto começou em clima de festa na manhã deste sábado em São Paulo. Com bandeiras, filas enormes e gritos de apoio. Entre militantes e deputados, o tom era de confiança na disputa pela Presidência da República. No ato, será lançada oficialmente a chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice-presidente. Com covid-19, Alckmin não está presente no local.
A fila para entrar no centro de eventos quase virava a esquina por volta das 10h —horário marcado para o início do ato. Diferentemente do clima abatido de 2018, quando o ex-presidente foi preso, os petistas falam em esperança. “Neste ano vai ser tudo diferente, estamos com sentimento muito positivo, de esperança. Vai dar certo”, diz a deputada estadual Professora Bebel (PT-SP).
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também estava presente. Quando subiu ao palco, os presentes levantaram das cadeiras e aplaudiram enquanto os militantes gritavam “Dilma, guerreira da pátria brasileira”. O anúncio dos ex-prefeitos paulistanos Fernando Haddad (PT) e Luiza Erundina (PSOL) —atual deputada federal— no palco também causou fortes aplausos do público.
A equipe de comunicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apostou nas cores da bandeira nacional no lançamento da pré-candidatura do petista, que acontece hoje em São Paulo.
Até o losango amarelo com o círculo azul, símbolo da bandeira, foi incorporado à marca do “Movimento Vamos Juntos pelo Brasil”, que reúne PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede.
O vermelho, cor tradicional do PT, também consta na identidade visual.
A campanha de Lula também apresentou, em totens distribuídos pelo evento, uma marca com o nome do ex-presidente no topo e o nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) abaixo. A marca não faz menção aos cargos “presidente” e “vice-presidente”, já que a largada da campanha eleitoral ainda não foi dada.
AliançA FM