Primeiro caso de gripe aviária H3N8 em humanos na China

Primeiro caso de gripe aviária H3N8 em humanos na China

 

A Comissão Nacional de Saúde da China relatou o primeiro caso de infecção humana pela cepa H3N8 da gripe aviária nesta terça-feira (26). Segundo a agência de notícias Reuters, a variante atingiu um menino de 4 anos da província de Henan que teve contato com galinhas e corvos criados em casa.

A criança que teve gripe apresentou febre e outros sintomas no último dia 5 de abril. O menino foi infectado diretamente pelos animais, mas a cepa não demonstrou ter “a capacidade de infectar efetivamente humanos“, disse a comissão, conforme a agência France Press (AFP).

“A variante H3N8 foi detectada anteriormente em outros lugares do mundo em cavalos, cachorros, pássaros e focas, mas nenhum caso de H3N8 em humanos havia sido reportado”, afirmou a comissão.

Testes realizados em pessoas que tiveram contato próximo com o menino infectado não detectaram “nenhuma anormalidade”, o que significa que nenhuma delas teria contraído a cepa. A H3N8 circula desde 2002, tendo emergido pela primeira vez em aves aquáticas norte-americanas. Na costa nordeste dos Estados Unidos, a variante já matou mais de 160 focas após causar uma pneumonia mortal, segundo a AFP.

A China tem populações imensas de aves selvagens e criadas para consumo, criando um ambiente ideal para que vírus aviários se misturem e sofram mutações. A vigilância maior sobre a influenza aviária em pessoas também significa que mais infecções estão sendo identificadas.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *