Primeiro avião com brasileiros repatriados deve chegar na quarta A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os primeiros brasileiros
Primeiro avião com brasileiros repatriados deve chegar na quarta
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os primeiros brasileiros resgatados pelo governo israelense devem chegar ao Brasil na madrugada desta quarta-feira (11).
Na madrugada desta segunda (9), uma aeronave modelo KC-30 pousou na capital da Itália, Roma. A FAB informou que o avião está programado para decolar no início da manhã desta terça (10) com o objetivo de chegar a Tel Aviv para receber os brasileiros que voltaram para casa.
O KC-30, que pode acomodar até 230 pessoas, deve chegar a Brasília na madrugada de terça (10) para quarta (11). O Ministério das Relações Exteriores informou que o governo israelense já concedeu permissão para os voos.
No domingo, foi anunciada a operação de repatriação de brasileiros durante as tensões entre Israel e o grupo extremista Hamas. O Itamaraty comunicou que o governo brasileiro desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.
Além desta aeronave, outra KC-30 vai decolar nesta segunda para Roma, onde deve esperar novas informações sobre o resgate em Israel.
Além disso, quatro aeronaves adicionais estão preparadas para a missão, de acordo com a Força Aérea Brasileira:
- dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada;
- e dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, que podem transportar até 38 passageiros cada.
Inicialmente, a expectativa era que o Itamaraty divulgasse a lista de todos os brasileiros que voltariam para casa durante a missão, mas essa previsão não foi confirmada.
As informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores indicam que os brasileiros que residem no Brasil e estavam em Israel por motivos de trabalho ou passeio serão priorizados no resgate, uma vez que ainda não há passagem aérea disponível para retornar em voo comercial.
O governo já foi contatado por 1.744 brasileiros no início da manhã desta segunda, 73,2% dos quais não têm cidadania israelense, de acordo com o blog de Andréia Sadi.
Os indivíduos listados serão contatados por telefone.
Os brasileiros devem ser transportados por ônibus até a área de embarque pela Embaixada do Brasil em Israel.
AliançA FM