Presidente Lula Realiza cirurgia de emergência

Presidente Lula Realiza cirurgia de emergência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi transferido para São Paulo e passou por uma cirurgia de emergência para a drenagem de um hematoma, após sentir dores de cabeça e mal-estar durante o dia de ontem (9). Ele segue estável e internado no Hospital Sírio-Libanês.

Segundo os médicos, a lesão identificada em Lula é decorrente de uma queda que ele sofreu em outubro, em um banheiro de sua residência oficial. Na ocasião, o presidente bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos.

Após apresentar dores de cabeça nos últimos dias, ele procurou ajuda médica e passou por exames, que constataram um sangramento entre o cérebro e a membrana meníngea (que reveste o órgão). Nesta terça-feira (10), o hospital Sírio Libanês confirmou que Lula foi submetido a um procedimento chamado trepanação.

A cirurgia, chamada trepanação, consistiu em uma pequena perfuração do crânio, onde foram introduzidos drenos. “Não é uma abertura do crânio importante. Há uma cicatrização espontânea”, explicou o médico Mauro Suzuki.

Lula sentiu mal-estar pela manhã, mas só procurou médicos à noite.

Sem sequelas, Lula, 79 anos, permanecerá em observação na UTI por 48 horas. Ele está acompanhado apenas pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.A cirurgia, chamada trepanação, consistiu em uma pequena perfuração do crânio, onde foram introduzidos drenos.

Não é uma abertura do crânio importante. Há uma cicatrização espontânea”, explicou o médico Mauro Suzuki.

Ele dormiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado e foi extubado. Está estável, conversando normalmente, se alimentando e ficará em observação nos próximos dias.
Roberto Kalil

Esse é um tipo de complicação comum principalmente em pessoas de maior idade. Às vezes, nem lembra da queda, e o hematoma pode aparecer meses depois. Como fizemos o acompanhamento, percebemos que o hematoma aumentou.
Rogério Tuma

O sangramento está situado entre o cérebro e a membrana meninges. [Ele] Está com as funções neurológicas preservadas.
Marcos Stavale.

Segundo a especialista, é possível que ocorra uma recuperação plena em pouco tempo após esse tipo de cirurgia.

Na coletiva de imprensa, os médicos de Lula informaram que o presidente está bem, não teve lesões cerebrais com o sangramento e não enfrenta riscos. A previsão é que ele tenha alta na próxima semana.


Veja também: Jogadoras de futebol morrem após acidente entre micro-ônibus e carreta

Duas jogadoras de futebol morreram e outras 10 atletas ficaram feridas após um grave acidente no km 575 da BR-163, em Bandeirantes (MS), na noite desse domingo (8). O micro-ônibus transportava as atletas após um jogo em São Gabriel do Oeste (MS) e bateu em uma carreta. Uma das vítimas morreu ainda no local do acidente.

Matéria Completa: Jogadoras de futebol morrem após acidente entre micro-ônibus e carreta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *