O presidente do Banco do Brasil, André Brandão, pediu renuncia do cargo. A informação foi confirmada pela instituição nesta quinta-feira (18) em uma nota divulgada após o fechamento das bolsas. O comunicado é assinado pelo vice-presidente de gestão financeira e relações com os investidores, Carlos José da Costa.
Segundo o banco a renuncia já foi apresentada ao presidente da república, Jair Bolsonaro, e ao ministro da economia, Paulo Guedes. A relação entre Brandão e o presidente Bolsonaro não era das melhores, desde fevereiro o presidente do banco já havia enunciado o desejo de deixar o cargo, no entanto, o Ministro da Economia agiu para evitar a saída repentina, ou seja, que Brandão aguardasse a indicação de um novo nome para a chefia do Banco do Brasil, o que não ocorreu.
O clima de tensão entre Bolsonaro e Brandão ficou evidente em janeiro, quando o presidente da república criticou e interrompeu um processo de fechamento de agências bancárias. O presidente do BB anunciou uma reestruturação com o fechamento de mais de 360 unidades do Banco e dois programas de medição voluntária. O anúncio irritou o presidente Jair Bolsonaro e desencadeou um processo de ‘fritura’ de Brandão.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Hiury Wdson