Politica: Lula atende União Brasil e troca comando do Turismo
Depois de semanas de expectativa, o governo federal oficializou nesta quinta-feira (13) o deputado Celso Sabino no comando do Ministério do Turismo. A mudança faz parte das ações para reforçar a sua base aliada no Congresso Nacional.
PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼
Politica: Lula atende União Brasil e troca comando do Turismo
Depois de semanas de expectativa, o governo federal oficializou nesta quinta-feira (13) o deputado Celso Sabino no comando do Ministério do Turismo. A mudança faz parte das ações para reforçar a sua base aliada no Congresso Nacional.
A troca atende a uma reivindicação do União Brasil. Daniela Carneiro, que está deixando o cargo, perdeu apoio do partido depois que pediu desfiliação na Justiça Eleitoral para migrar para o Republicanos.
Junto com o marido, Waguinho, prefeito do município de Belford Roxo, Daniela apoiou Lula durante a campanha presidencial em uma região do Rio onde Bolsonaro recebeu a maioria dos votos. Daniela e Waguinho ainda tentaram manter o ministério, mas a pressão do União Brasil foi mais forte. Na semana passada, ela deixou o cargo à disposição do presidente Lula, em um movimento combinado com o governo.
Nesta quinta-feira (13), Lula se reuniu, no Palácio do Planalto, com o deputado indicado pelo União Brasil, Celso Sabino, do Pará, e, em nota, anunciou a troca.
Formado em Direito e Administração, Celso Sabino está no segundo mandato. É aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Progressistas. Ele foi líder da maioria na Câmara durante o governo Jair Bolsonaro.
Nesta quinta, depois de ser nomeado, agradeceu apoio do partido.
“Agradeço ao presidente pela confiança, agradeço a minha bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados e assumo com responsabilidade, com muita disposição e vontade”, disse Sabino.
O União Brasil se declara independente em relação ao governo, apesar de compor a Esplanada desde o início. O partido indicou três ministros: o de Integração e Desenvolvimento Regional, o das Comunicações e o do Turismo.
No Palácio do Planalto, a expectativa é que, com a mudança no comando do Turismo, a maior parte dos 59 deputados e 8 senadores do União Brasil vote de acordo com o governo.
Cargos em disputa
Para tentar melhorar a relação com a Câmara, o presidente prometeu cargos ao PP e ao Republicanos, mas petistas resistem a ceder espaços considerados “de direito” do partido. O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), disse que defenderá a manutenção dos espaços da legenda no Executivo (mais informações na página ao lado).
Mesmo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento (BA), em férias, as negociações para a entrada do Centrão na Esplanada continuam. Ontem, o governo acertou os termos da recriação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um dos pleitos do bloco. O decreto para oficializar a estrutura do órgão deve sair até este sábado, 15, segundo o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE).
AliançA FM