Após as trocas de indicações pelo governo federal, o novo Conselho de Administração (CA) da Petrobras será eleito nesta quarta-feira (13). A expectativa é que os acionistas aprovem o nome do químico José Mauro Ferreira Coelho como um dos integrantes.
Nesta quarta-feira, também será votado o nome do engenheiro Márcio Andrade Weber, que já compõe o grupo, para a presidência do Conselho de Administração. Ele e Coelho foram apontados pela União após as desistências do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e do economista Adriano Pires, respectivamente.
As Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária (AGOE) começam às 15h, com a participação aberta aos 850 mil acionistas exclusivamente de forma virtual. A primeira – ordinária – tem a eleição dos membros do Conselho de Administração como um dos itens, além da votação das demonstrações financeiras da companhia, da eleição dos membros do Conselho Fiscal e das decisões sobre a destinação do resultado do período contábil de 2021 e da remuneração dos conselheiros.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) havia indicado primeiro os nomes de Adriano Pires para a presidência da Petrobras e de Rodolfo Landim para presidir o Conselho de Administração. Pires, no entanto, declinou da indicação.
Ele tem atuado como consultor na área de óleo e gás há pelo menos três décadas, mas temeu que seu nome fosse reprovado por causa de um possível conflito de interesses por suas ligações anteriores com agentes privados. Já Landim declarou oficialmente que pretendia se dedicar mais a suas funções como presidente do Flamengo.
AliançA FM