Mudança no perfil de consume ou dificuldade financeira, o fato é que um estudo encomendado pela sociedade vegetariana brasileira em fevereiro desde ano, revelou que um terço dos brasileiros já escolhem opções sem carne nos cardápios. A pesquisa foi realizada com base em refeições fora de casa e revela que opção veganas tem aparecido com mais frequência nos cardápios de restaurantes e lanchonetes, além disso segundo ao levantamento 46% dos brasileiros já deixaram de comer carne por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.
O presidente da sociedade vegetariana brasileira Ricardo Laurino explica que a pesquisa levou em conta a vontade voluntaria de deixar de comer carne mais a situação financeira no país também pode influenciar.
“Então a pergunta foi feita na pesquisa avaliando se a pessoa tinha essa vontade própria de reduzir, com essa expressão a gente insolou um pouco esses fatores externos é claro que a gente sabe que isso pode ter uma influência mas, não tão grande quanto seria se a gente fizesse a pergunta sem destacar esse aspecto e eu acho que é natural a gente percebe cada vez mais as pessoas verniz de estão repensando seus hábitos e reduzindo o consume de carne e até mesmo de produto origem animal. Então a gente tem a questão da saúde, as questões dos impactos ambientais e também uma questão que vem crescendo a questão animal.”
Para aqueles que buscam deixar de comer carne gado, frango, peixe pela questão financeira ele ressalta que a equação do consume de proteína vegetal supri os nutrientes vegetal necessários.
“Normalmente as pessoas se preocupam com a proteína, eu preciso da proteína animal, e o arroz e o feijão já nos fornece as proteínas necessárias são normalmente em torno de duas conchas de feijão porque depende da realidade de cada um.”
O Brasil produz anualmente 259 milhões toneladas de grãos tem transformado uma parte em carne vegetal, mas porque esse preço dessa linha de alimento ainda é tão caro para o consumidor?
“É os lançamentos que demandam a necessidade de investimento de pesquisas, então tudo isso faz com o que o valor oficial fique agregado com todos esses custos iniciais. Então a medida em que os consumidores já conhecem mais esses produtos ele ganham em escala, oferta aumento isso faz também que naturalmente o preço vai caindo.”
Em 2018, a sociedade vegetariana brasileira já havia encomendado outra pesquisa que mostrou que 14% dos brasileiros se consideravam vegetarianos.
AliançA FM.