Faltando quatro rodadas para o final da fase inicial da Série C do Brasileiro, Paysandu e Figueirense-SC se enfrentam, hoje, na Curuzu, pela 16ª rodada do campeonato, buscando pavimentar as suas classificações à fase de grupos da competição, quando serão definidos os quatro clubes com acesso à Série B de 2023. As equipes, até antes do início da rodada, no último sábado, ocupavam as primeiras posições no G8, com boas chances de avançarem na disputa. Um triunfo no confronto das 18 horas representa praticamente a garantia de continuidade de Papão e Figueira na sequência da disputa nacional.
O Paysandu entra em campo em busca de sua reabilitação no campeonato, visto que caiu diante do Vitória-BA, por 1 a 0, na rodada passada, num tremendo cochilo do time, que poderia ter voltado de Salvador, na Bahia, com ao menos um ponto. Já o Figueirense vem a Belém disposto a surpreender os donos da casa e, assim, aumentar para três a sequência de jogos do time com vitória, após ter derrotado o Campinense-PB (4 a 0) e o Botafogo-SP (2 a 1).
As projeções matemáticas garantem boas possibilidades das equipes assegurarem vaga na segunda etapa da competição.
De acordo com o site Chance de Gol, o Paysandu, que até o começo da rodada era o 3º colocado, com 26 pontos, tem 97% de probabilidade de avançar na disputa. Já o Figueira, 5º colocado, reúne 84% de chance de assegurar uma das oito vagas na próxima fase. O Papão tem a seu favor o fato de jogar em casa, empurrado por sua inflamada torcida, que tem, como manda a tradição, como 12º jogador. Mas, o adversário bicolor vem a Belém consciente de que além de superar o adversário em campo precisa ter tranquilidade para evitar a pressão das arquibancadas.
AliançA FM