O Paraguai reagiu publicamente no último sábado (19) à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes. Em evento no Ceará na sexta-feira (18), ele disse que o país vizinho “virou o Estado brasileiro mais rico”.
A frase, confirmada pela assessoria de imprensa do ministério, causou atrito diplomático. Pelo Twitter, o Ministério das Relações Exteriores paraguaio disse “lamentar as expressões infelizes de uma alta autoridade do governo brasileiro”.
“O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem o defendeu heroicamente ao longo de sua história, essas expressões infelizes não podem ser desprezadas”, ressaltou.
A resposta se dá pelo fato de Guedes ter dito, na última sexta-feira (18), que o Paraguai “virou o estado brasileiro mais rico”. Na ocasião, o ministro estava em um evento no Ceará em que comentou os impostos e disse que o Paraguai “praticamente se tornou um estado brasileiro com zero impostos”.
“Se tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo para o Paraguai para fazer soja. Tudo que está sendo feito lá poderia estar sendo feito aqui. Mas está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto. O Paraguai inteligentemente baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico, entre aspas; o que mais cresce”, disse.
AliançA FM