Pará ainda terá média de mil casos de covid-19 por dia nos primeiros dez dias de agosto

Confirmando projeções matemáticas, o Pará terminou o mês de julho com156.053 casos registrados do novo coronavírus, dos quais 5.750 resultaram em morte dos pacientes infectados. Essa mesma projeção aponta que os dez primeiros dias deste mês de agosto terão média de mais de mil registros por dia. Isto significa que até o próximo dia 10 o Pará terá ultrapassado 165 mil casos de covid-19, a doença causada pelo vírus.

Caso os registros se mantenham ainda na mesma linha estável, o Pará deve terminar o mês de agosto em torno de 190 mil casos, mas também corre o risco de cruzar a barreira dos 200 mil casos ainda este mês, de acordo com as análises do pesquisador Yuri Willkens, biólogo do Programa de Pós-Graduação de Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPG BAIP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que tem acompanhado e analisado os números da pandemia desde o início, sempre com base nos registros oficiais da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa).

Com essas análises o Portal Roma News tem informado periodicamente aos leitores a tendência dos números da pandemia no Pará, que já passou pelo pico da doença, mas a sequência ao pico não foi a drástica queda esperada, e sim uma espécie de platô, uma linha de casos que vinha se mantendo reta por vários dias, com a queda sentida muito mais na Região Metropolitana de Belém (RMB).

A principal explicação é que após o controle da doença em Belém e na RMB, o coronavírus avançou rumo ao interior do Pará. Inicialmente, a queda sentida foi na realidade uma desconcentração de casos da covid-19 da capital para o interior.

Os casos atuais já registram leve queda, mas os números tem se mantido altos, já que o Pará vinha trabalhando desde o início com uma alta subnotificação de casos, e à medida em que a doença avançou rumo ao interior do Estado, os dados dos municípios também tem sido confirmados com demora, mantendo a alta no acúmulo de registros diários.

Entre os dias 13 e 16 de julho, por exemplo, o Pará registrou por quatro dias seguidos a média acima de dois mil casos por dia, e nos últimos 15 dias do mês de julho a média de 1,5 mil casos por dia. Portanto, o registro com média diária de mil casos pode apontar de fato o início de uma queda mais drástica no quadro da pandemia do novo coronavírus no Pará.

Confira os gráficos de casos e óbitos ao longo das projeções:

Roma news.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *