Os impactos da alta de preços no bolso do brasileiro

Os impactos da alta de preços no bolso do brasileiro

Em um país onde cenoura e carne se tornaram artigo de luxo, não é de se estranhar que 90% dos brasileiros tenham mudado os hábitos de consumo diante de uma inflação de 11,7% nos últimos 12 meses. É o que mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), elaborado pelo Grupo Euroconsumers que ouviu 1.038 pessoas no País.

Já não se come como antes no Brasil. Entre os que ainda podem comprar alimentos, 65% passaram a comprar marcas mais baratas, como aquelas próprias dos supermercados. Cerca de 33% cortaram alimentos não essenciais e metade deles reduziram o consumo de carne e peixe.

Para economizar eletricidade,70% das pessoas disseram deixar aparelhos desligados ou evitar usá-los com a frequência de antes. Em termos de mobilidade, 45% afirmam evitar o uso do carro, por conta da alta no preços dos combustíveis. Outros 28% agora dirigem de forma mais econômica.

Roupas foram deixadas de lado por mais da metade dos entrevistados. Esse tipo de compra foi renunciado ou adiado. Para lazer, 47% cortaram idas a restaurantes e bares e 30% mudaram planos de férias.

“Cancelamento de consultas odontológicas foi uma medida adotada por 47%, enquanto 26% deixaram de ir ao médico e 20% desistiram de comprar óculos ou aparelhos auditivos”.

O mais preocupante é que mais da metade (58%) dos entrevistados disseram não ter margens para lidar com mais alta de preçosPara 39% a situação financeira neste momento é pior em relação a um ano atrás.

AliançA FM

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