Começa a tramitar no Congresso nesta semana a medida provisória que institui o novo auxílio emergencial. Por ser uma MP a proposta já está valendo e o Legislativo tem até 120 dias para votar.
Desde a aprovação da PEC, que permitiu a volta do auxílio, a oposição já se mostrava insatisfeita com o valor. Agora vários parlamentares querem subir o valor, que estará na média de R$ 250, para R$ 600.
O auxílio menor no momento de epicentro da crise é alvo de críticas, inclusive de parlamentares da base aliada do governo. No entanto, muitos apontam para a situação fiscal do país para mostrar que o governo não conseguir dar um aporte de recursos maior do que o anunciado.
Nesta semana outra discussão será sobre as medidas, como lockdown e toque de recolher, adotadas por governadores em vários estados. No fim da semana passada o presidente começou uma batalha judicial contra essas medidas e subiu ainda mais o tom das críticas aos governadores. Jair Bolsonaro, o presidente do STF e os presidentes da câmara e do senado deverão se reunir para tratar do tema.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Hiury Wdson